Lar do Ancião

Bento Gonçalves

Lar acolhe mulheres com legado voluntariado

08/03/2024

O Lar do Ancião é uma casa de histórias, muitas delas escritas por mulheres. O que exemplos femininos como Dona Carmem Maria Lanfredini (81 anos), Rosa Patzlaff (56) e Janete Gonçalves Cazanatto (48) têm em comum é o amor e a dedicação incondicional pela instituição que ampara e acolhe idosos, mesmo que em épocas distintas. Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, destacar personagens que fizeram e fazem a diferença na trajetória do Lar significa valorizar o legado das muitas mãos que ajudaram a erguer a entidade.

Moradora do Lar do Ancião desde 2014, Carmem possui relação com a entidade desde a década de 1980, quando pertencia ao Grupo de Voluntárias da Igreja Santo Antônio e auxiliou na construção da estrutura que hoje abriga o Lar. Nos anos seguintes, seguiu ajudando e contribuindo nas ações, até o momento de um acidente que a levou a se tornar moradora. Hoje, Dona Carmem, aos 81 anos, está em estágio avançado de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. Por conta disso, tem o apoio da equipe do Lar para a auxiliar a contar sua própria história e fazer as tarefas diárias. "Dona Carmem trabalhou a vida inteira na Todeschini e Scala, cuidava dos sobrinhos e sempre adorou crianças e ler. Ela sempre falava que quando precisasse, a casa dela seria aqui", contam as colaboradoras.

Parte dessa equipe de apoio é composta por duas das funcionárias mais antigas da instituição, Rosa e Janete. A primeira é a mais antiga em atividade, atuando desde 1990 na organização, limpeza e recebimento de suprimentos. "Não é só um trabalho, tem muito sentimento envolvido. É sem explicação, só trabalha aqui quem realmente gosta. Não me vejo trabalhando em outro lugar. Amo cada idoso que está aqui", conta Rosa, emocionada.

Por indicação dela, Janete está há 26 anos no Lar atuando como cuidadora. Natural de Fontoura Xavier, adotou Bento Gonçalves como sua casa desde que tinha 11 anos de idade. "O Lar do Ancião representa muito além do que um local de trabalho para mim. Nos apegamos a cada morador da casa, nos tornamos parte da família. É muito gratificante estar ao lado de cada um deles", comenta.

Histórias como essas se manifestam de diferentes formas nas trajetórias de cada moradora, funcionária ou voluntária. O Lar do Ancião, hoje, assume um compromisso de acolher e cuidar individualmente de cada morador e moradora com seriedade – desde o amanhecer, quando os profissionais do Lar dão a primeira assistência individual aos idosos, com toda a preparação deles para o café da manhã, até à noite, quando é servida a ceia.

Com capacidade para 60 residentes, o Lar do Ancião mantém, hoje, cerca de 40 idosos institucionalizados entre 65 e 100 anos. A casa é uma entidade filantrópica, instituída para a longa permanência de idosos, sem fins lucrativos. Conta hoje com uma equipe de aproximadamente 30 colaboradores compondo uma equipe multiprofissional, além de um corpo diretivo composto por 16 voluntários.

Plenamente apta junto aos órgãos municipais, estaduais, federais e internacionais, toda essa engrenagem da entidade depende do apoio da comunidade para seguir oferecendo o acolhimento aos seus residentes. É possível colaborar de diversas formas – desde a dedicação de tempo e conhecimento, como voluntário, até doações de suprimentos e apoio financeiro. O Lar do Ancião fica na Alameda Anna Tedesco Variani, 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves. Mais informações sobre como ajudar podem ser obtidas pelos fones (54) 3451-3444, 3453-8233 e 98418-9647 ou no site www.lardoanciaobg.com.br.


Galeria de Imagens

Voltar a página inicial